Portada
Portada da Igreja de São Francisco de Assis
A portada é uma jóia de fino lavor de pedra. Serviu de modelo à grande "Custódia de Prata Cinzelada", que se encontra na Igreja da Boa Viagem, em Belo Horizonte, e mandada confeccionar para a procissão de encerramento do II Congresso Eucarístico Brasileiro, realizado em 1936, nesta capital.
As ombreiras da porta são feitas em um bloco inteiriço de pedra e como que formando linhas verticais escalonadas, acontecendo o mesmo com a padieira, em forma de arco abatido estilizado e adornado de mimosos ramalhetes. Ao centro estão três cabeças de anjos, dispostas em forma de trevo. No intradorso, bem ao centro, em continuação do trevo, formado pelas cabeças dos anjos, está esculpida magnífica obra de arte representando a face delicada de Cristo. Colunas encostadas às ombreiras da porta são ornadas, no terço superior do fuste, por pares de anjos, festões e tufos. Em sua parte inferior existe um monograma à direita e à esquerda e o número 774, ano do início da construção do grandioso templo.
Logo à entrada admira-se um grande tapa-vento, em bonita marchetaria de madeira. Tem a forma semicurva e veda por completo a entrada, quando se encontram fechadas as três portas deste tapa-vento. Duas portas dão para as escadas de pedra e em caracol que levam ao coro e torres. O arco do coro em sarapanel ou arco elíptico abatido, abrange toda a largura da igreja e sustenta a tribuna da música, que tem balaustrada de madeira torneada.
Uma coroa real, com uma pequena cruz, fica em cima deste conjunto artístico da fachada. Logo abaixo o Divino Espírito Santo, sob a forma de pomba, envia seus raios sobre a imagem da Imaculada Conceição, com resplendor de estrelas, que se encontra emoldurada em mimoso medalhão, cercado de delicados ornatos florais e anjinhos, sendo três como escabelo, em forma trifoliada invertida, aos pés da Virgem. Esse medalhão tem, na parte superior, uma fita graciosamente disposta com a inscrição: "Tota pulchra es, Maria, et macula originalis no est in te". Está como amparado por dois braços, com as mãos chagadas, que representam a Ordem.
Um pouco abaixo encontram-se dois medalhões menores, tendo o da esquerda para quem está de frente para a igreja o emblema da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, e o da direita o escudo português, com seus castelos e quinas. São separados do de Nossa Senhora da Conceição por uma coroa de espinhos de esteatita azul artisticamente esculpida. Um cordão de São Francisco aí também se encontra. Na parte superior, ladeando esses emblemas, estão colocados dois anjos alados, enquanto que na parte inferior duas asas formadas de delicadas plumas lembrando as da cruz de Cristo, no Alverne. Esse todo se apoia em ornatos e esculturas barrocas, por cima da porta.
Dois anjos alados se encontram assentados nas voltas que arrematam as colunas da portada e cada um deles tem uma caveira em uma das mãos, enquanto que a outra se acha erguida. O do lado direito é o original e de pedra, o outro é de cimento, substituindo ao que foi quebrado e esculpido há uns 75 anos, em cimento. Infelizmente o anjo de pedra, atualmente, está com a perna direita quebrada.
Observe a diferença entre o anjo da direita e o da esquerda, é necessário dizer qual é o original?
A grande nave tem quatro portas laterais dando para o adro, duas de cada lado. Tem as ombreiras terminadas em voltas e as vergas de pedra azul adornadas de caprichosos desenhos esculturais, o mesmo acontecendo com as portas das torres. Uma traja estilizada, sob um dossel de pedra, forma um frontão que se apóia sobre as pedieiras das portas. Sobre cada uma das portas rasgam-se janelas alongadas e acima dos púlpitos estão duas aberturas curvilíneas de bonito efeito, com contornos de pedra azul, lembrando um trevo estilizado.