Como toda cidade, principalmente as mais antigas, o que mais existe são as curiosidades. São João del-Rei se encaixa neste grupo de cidades cheias de curiosidades. As curiosidades são tão interessantes, que nós resolvemos fazer uma Página sobre as curiosidades.
Abaixo estão algumas curiosidades:
- Toda cidade antiga tem suas lendas e São João del-Rei não foge desta regra, mas são tantas lendas, que foi preciso escrever um livro para contá-las. Lincoln de Souza escreveu o livro "Contam que...", onde ele conta 12 lendas, as mais famosas de São João del-Rei. Este livro está integralmente neste site, para lê-lo basta clicar aqui.
- São João del-Rei é considerada a "Terra onde os sinos falam" pois os sinos têm uma linguagem bem peculiar e se comunicam com os são-joanenses.
- Todos os sinos têm nome e em 1930 o "Jerônimo", um sino, foi preso e condenado à fundição porque matou o sineiro com uma pancada. De seu bronze nasceu o "Francisco", que badala na Igreja de São Francisco de Assis.
- São João del-Rei é a única cidade do mundo onde ainda existem locomotivas Baldwin em operação.
- "É da zona de mineração que surgem, em São João del-Rei, os primeiros capitalistas transformados em banqueiros: João Batista Machado (1822), Francisco de Paula de Almeida Magalhães (até 1828) e, mais tarde, Custódio Almeida Magalhães" e "A verdadeira praça financeira da Colônia foi a venerada São João del-Rei" foram extraídas do livro Instituições Financeiras de Minas (1819-1995), Cláudio Bastos, 1997
- "Pela estrada que ligava São João del-Rei ao Rio de Janeiro partiam quatro tropas regulares por ano, caracterizando-se como um dos principais caminhos pelos quais se precedia o escoamento da produção agrícola mineira", extraído do mesmo livro
- São João del-Rei era o maior vendedor de sal da província de Minas Gerais. Ele era trazido e refinado, vinha do Rio de Janeiro em bestas, dentro de bruacas e só passou a vir dentro de vagões fechados pela EEFOM - Estrada de Ferro Oeste de Minas depois de 1881, quando a rede ferroviária aqui se instalou.
- Com suas doze janelas, doze portas e três balcões de ferro, o sobrado onde nasceu Tancredo Neves (ex-presidente do Brasil), e serviu de cenário para a sua infância, ficava à esquina da rua Getúlio Vargas e Artur Bernardes, hoje só restam as cinzas, pois um incéndio destruiu-o completamente no ano de 1995 (ao lado, a frente deste sobrado).
- Em 1817, o cientista austríaco Johann E. Pahb considerou a vila "uma das mais limpas e hospitaleiras que conheceu no Brasil". No mesmo ano, Saint Hilaire louvou sua localização e aspecto agradável.
- Foi São João del-Rei a 4ª Vila do Ouro de Minas Gerais
- Num recenceamento de 1877, anotou-se 28 ruas, 8 praças, 2.112 casas habitadas, 20 desabitadas, 10.811 moradores urbanos, 2.701 rurais, 238 estrangeiros, 4.082 indivíduos alfabetizados e 14 igrejas e capelas.
- A 2ª Cadeia Pública de São João del-Rei foi constuída em 1737 onde atualmente é o Museu de Arte Sacra. Em frente fica a Capela da Piedade, construída para que os presos pudessem assistir às missas aos domingos de uma das 5 janelas da cadeia.
- No Museu de Arte Sacra está a capela onde Tiradentes foi batizado.
- Tancredo Neves foi: Sineiro, Advogado, Promotor, Pós Graduado em Economia, Vereador, Presidente da Câmara Municipal, Prefeito Interino, Constituinte em Minas Gerais, Deputado Estadual, Deputado Federal, Ministro do Interior e da Justiça, Primeiro Ministro, Senador, Governador de Minas Gerais e Presidente da República.
- Com seu Passo da Paixão, o nobre sobrado do século dezenove, que pertenceu ao Barão de São João del-Rei, hoje Delegacia Regional de Ensino, guarda entre suas muitas memórias, a hospedagem ao Imperador D. Pedro II, em 1881, quando foi inaugurada a E.E.F.O.M..
- Onde hoje é a Prefeitura Municipal, que já foi Câmara Municipal no 2º andar e prisão no 1º, poderia ser hoje uma Igreja! (ler mais)
- No dia 27 de abril de 1945 o II Batalhão do 11º R.I. Expedicionário conquista a cidade italiana de Colleecchio, aprisionando 395 alemães e apreendendo grande quantidade de material e munição.
- Em 6 de janeiro de 1918 a empresa Faleiro inaugurou um novo Pavilhão aos fundos do Teatro Municipal, no local onde esta mesma firma manteve um ringue de patinação, algo que não se vê mais nem nos dias de hoje.
- Exigindo aumento de salários, entram em greve o guarda-freios da EEFOM no dia 13 de março de 1748.
- No ano de 1996 a Estrada de Ferro Oeste de Minas entrou para o Guiness Book como tendo o mais antigo trem de passageiros em funcionamento no Brasil.
- Durante a Quaresma, a Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos vive os sofrimentos de Jesus Cristo, antecipando portanto, parte da Semana Santa em São João del-Rei. Um caso único em toda a igreja católica.
- 180 -