A Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi a primeira igreja ou capela pública definitiva edificada ao lado esquerdo do Córrego do Lenheiro. Todas as atuais igrejas e capelas tiveram suas construções iniciadas posteriormente a 1719 ou em lugar diferente do primitivo, como é o caso da Matriz, hoje Catedral de N. S. do Pilar, que anteriormente foi edificada no Morro da Forca. Assim, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário é a mais antiga construção religiosa da cidade, a contar da primeira capela, que existiu no mesmo local.
A primeira capela de Nossa Senhora do Rosário foi benta pelo Vigário da Vara Padre Dr. Manuel Cabral Camelo, em 1719, no mesmo local onde hoje se encontra. Onze anos antes, em primeiro de junho de 1708, quando São João del-Rei ainda era arraial, foi fundada a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. No dia 7 de Julho de 1720 foi colocada neste templo a imagem de Nossa Senhora do Rosário.
O templo tinha apenas uma torre, que ameaçou cair e foi derrubada, depois construíram-se mais duas, são tantos detalhes, tantas minúcias, que fizemos uma outra página tratando de tudo isso:
Todas as páginas sobre a Igreja de Nossa Senhora do Rosário foram baseadas no livro Igrejas de São João del-Rei de Luíz de Melo Alvarenga, páginas 57-62. Consulte a bibliografia para uma lista completa.