Fachada

A atual fachada da igreja foi iniciada em 1787, tendo como diretor das obras e seu artífice, o grande mestre português Francisco de Lima Cerqueira, que na ocasião trabalhava na construção da Igreja de São Francisco de Assis. Seu conjunto talvez exceda em "equilíbrio e perfeição de desenho à de São Francisco, não sendo tão rico em ornatos e trabalhos" (Rodrigo M. F. Andrade, Prefácio do livro de Zoroasto Passos, "Em torno da História de Sabará"). Sua fachada figura como exemplo de templo mineiro da época das grandes construções no livro de Miram de Barros Latif: "Minas Gerais", tem comprimento de 50 metros por 16 de largura, na parte externa.

Aos lados do corpo da igreja encontram-se duas amplas galerias, com parte assobradada e amplas salas, guarnecidas de sacadas, na parte de cima e janelas e portas na parte térrea, dando para o exterior. Duas janelas, rasgadas nas salas superiores, dão para o interior do templo, como tribunas.

A frontaria é mais baixa que a da Igreja de São Francisco de Assis. As torres são pouco mais altas que o frontão, que tem por moldura volutas e contravolutas, que graciosamente se encontram no centro. É encimado, bem no centro, por uma cruz de acanto apoiado em uma esfera, tudo em pedra azulada. Esse conjunto é considerado uma obra prima da cidade.

A parte central da fachada é delimitada por duas pilastras de pedra azul ornadas de capitéis que sustentam o entablamento e cornija que se elevam ao centro, para dar lugar a um óculo redondo envidraçado, separando o frontispício do frontão e das sineiras e duas grandes janelas com as padieiras ornadas com bonitos florões que descem um pouco pelas ombreiras, dando claridade ao coro. A balaustrada da tribuna do coro é em linha curva saliente bem pronunciada. Mais para os lados outras pilastras formam as bases da torre, no entablamento, logo abaixo das sineiras da frente, existem dois mostradores de relógio. Abaixo do peitoril existem também artísticos enfeites.

- 036 -

Críticas e Dúvidas

Voltar para Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Voltar para a última página visitada