Torres

As torres, desde as bases até as cúpulas sustentadas por prolongamento das pilastras e nova cimalha, são em formato octogonal, com frestas abertas nas arestas, o que é considerado raro na arquitetura colonial. As cúpulas em forma bulbar terminam por uma coroa armilar e cruz de metal.

Portada

A portada é uma obra de arte esculpida em esteatita e de apurado gosto com ornatos que se distribuem harmonicamente por toda sua estrutura. As colunas que se encontram nas ombreiras têm o fustes formados de volutas e contravolutas, no terço superior encontra-se uma cabeça de querubim alado, assentados sobre os capitéis acham-se anjos com asas de manto, que sustentam escudos e bentinhos.

No escudo da direita está inscrito: GLORIA LIBANI DATA EST EI. No da Esquerda: DECOR CARMELI & SARON. A verga tem formato de arco abatido composto de pequenas volutas laterais que se encontram na parte central num pequeno arco. Sobre esta parte, bem no centro, emerge uma cabeça de anjo, enquanto na de São Francisco são três.

Um medalhão de Nossa Senhora do Carmo muito bem esculpido e artisticamente disposto está colocado no meio da portada. Nossa Senhora do Carmo tem como resplendor um círculo, tendo ao centro uma estrela. Tem o Menino Jesus no braço esquerdo e segura com a mão direita um escapulário, o diadema do Menino Jesus tem a originalidade de ser feito de pequenas conchas unidas. Arcanjos entre nuvens estão aos pés da imagem de Nossa Senhora do Carmo.

Logo abaixo da medalha há um delicado escudo da Ordem do qual se desprende uma fita com a inscrição: "DOMINUS-IN-SION-MAGNUS-MARIA-MATER-EJUS-IN-LIBANO".

Completando esse conjunto artístico da portada, encontra-se a figura austera e delicada do Pai Eterno e o Divino Espírito Santo, em forma de Pombo, com querubins e festões floridos que enfeitam os contornos da medalha. Tem como remate uma artística coroa, saliente.

- 037 -

Críticas e Dúvidas

Voltar para Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Voltar para a última página visitada