Semana Santa



Cristo na Cruz Tradição de mais de 200 anos faz, da histórica São João del-Rei uma cidade atípica. A Comemoração dos Passos acontece durante a Quaresma. A bicentenária Orquestra Ribeiro Bastos abrilhanta os atos internos mantendo vivo o Ofício de Trevas. As solenidades religiosas têm como palco as ruas e igrejas do séc XVIII. Um cenário especial que tem atraído a São João del-Rei turistas da mais variada origem.

Durante a Quaresma, a Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos vive os sofrimentos de Jesus Cristo, antecipando portanto, parte da Semana Santa em São João del-Rei. Um caso único em toda a igreja católica.

Na primeira sexta-feira após o carnaval tem início a Comemoração dos Passos com a realização de vias-sacras em frente às Capelas-Passos. Depois acontecem as Procissões dos Depósitos da imagem de N. Sra. Das Dores (sexta-feira) e da imagem do N. Sr. Bom Jesus dos Passos (no sábado). Os irmãos da Irmandade dos Passos, com roupas escuras e tochas acesas, tranportam as imgens, respecitvamente da Catedral para a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e da Catedral para a Igreja de São Francisco de Assis.

Nestas igrejas elas ficam depositadas para veneração dos fiéis até o domingo, quando acontece a Procissão do Encontro. O comovente encontro das duas piedosas imagens acontece na praça Barão de Itambé (Largo da Câmara) - ocupando a Tribuna Sacra o vigário paroquial da Catedral Basílica N. Sra. do Pilar, que profere também o Sermão do Calvário.



A programação da Semana Santa de 2000



- 101 -

Críticas e Dúvidas

Voltar para Atrações e Eventos
Voltar para a última página visitada