RUA JOSÉ LEITE DE ANDRADE - Antes era Rua Engenheiro Bicalho, homenagem ao Dr. Francisco de Paula Bicalho (1847-1919), uma das glórias da engenharia nacional e sanjoanense nato de grande méritos. Recebeu homenagens públicas em diversas cidades brasileiras. O nome do Dr. Bicalho foi deslocado para uma rua mais afastada do centro urbano.
RUA JOÃO JACOB - Antes era Rua Tiradentes (trecho). Não se trata da atual Avenida Tiradentes. Relembra o negociante João Sewaybricker (1840-1923), natural de Sorocaba. Como vereador foi um dos responsáveis pela demolição do Aqueduto do Chafariz da Legalidade, que existia na Praça Severiano de Resende.
RUA ALEXINA PINTO - Nome dado à parte da Rua do Recreio pela Lei Municipal n°- 436, de 26-2-1924. A homenagem distinguiu com justiça a professora Alexina de Magalhães Pinto (1870-1921), pioneira em esdos de problemas educacionais e folclore. Publicou vários livros. Em 1893, depois de memorável concurso público, conquistou a Cadeira de Desenho e Caligrafia da antiga Escola Normal de São João del-Rei. A Rua do Recreio era muito extensa. A Lei Municipal n° 261, de 4-1-1912 menciona a chácara denominada "Dona Maria Teresa", situada à Rua do Recreio, que seria adquirida pela Câmara Municipal para a instalação do Albergue Santo Antônio.
PRAÇA CARLOS GOMES - homenagem prestada ao maestro Antônio Carlos Gomes (1836-1896), figura de projeção internacional.
RUA HERMILO ALVES - Rua que vai da Ponte da Cadeia até a Estação ferroviária. Patrono da rua: Engenheiro Dr. Hermilo Cândido da Costa Alves, falecido em 1906. Atuou com abnegação nos serviços para o 1° abastecimento de água potável de São João del-Rei. Como engenheiro da Estrada de Ferro Oeste de Minas revelou excepcionais méritos profissionais. Já teve o nome de Rua dos Voluntários, que ia até a Ponte do Rosário. Em novembro de 1881 a Mesa Administrativa da Santa Casa de Misericórdia anunciava a venda de terrenos na Rua dos Voluntários, esclarecendo - "rua que vai para a Estação da Estrada de Ferro". Também era mencionada como Rua da Estação.
RUA DO CARMO - Nome antigo, consta da relação publicada em 1859 pelo comendador José Antônio Rodrigues (o.c.)
RUA PAULO FREITAS - Homenageia o Dr. Paulo Freitas de Sá, que presidiu a Câmara Municipal desta cidade, tendo sido um dos Diretores da Estrada de Ferro Oeste de Minas. Dr. Paulo Freitas (1846-1909) emprestou valiosa cooperação nas obras do 1° abastecimento de água potável desta cidade. O nome da Rua Paulo Freitas foi dado em 1890, por proposta do vereador cônego Francisco de Paula da Rocha Nunan. Na Rua Paulo Freitas funcionava em 1908 a Casa de Banhos, de propriedade de José de Ataíde Júnior.