RUA EDUARDO MAGALHÃES - Evoca o nome do advogado Dr. Eduardo de Almeida Magalhães Sobrinho (1851-1930), benfeitor da Santa Casa e da Capela de Nossa Senhora das Dores, pertencente à Santa Casa.
Nome anterior: Rua dos Voluntários. O Com. Custódio de Almeida Ma-galhães anotou num livro de anotações familiares, com relação à filha Eponina; "Faleceu na casa da Rua da Prata, esquina de Voluntários, onde resido, a 25-4-1883". No referido prédio, totalmente restaurado, está sendo ultimado o "Mernorial Tancredo Neves".
PRAÇA DR. PAULO TEIXEIRA - Dr. Paulo dos Passos Teixeira nasceu nesta cidade em 1867. Formou-se em Direito na Faculdade de Direito de São Paulo em 1892. Exerceu a Promotoria em Itapecerica, Bom Sucesso e São João del-Rei. Presidiu a Câmara Municipal de São João del-Rei. O nome anterior era Rua da Cruz. Em 1914 foi demolido o quarteirão entre as ruas São Miguel (atual Resende Costa), Vigário Amâncio e Dr. Paulo Teixeira, surgindo a Praça Dr. Paulo Teixeira, que o povo gosta de chamar pelo nome de Largo da Cruz. Já desfilou nos carnavais sanjoanenses a Escola de Samba Largo da Cruz, o que demonstra a popularidade do nome.
Existe na Praça uma cruz antiga, colocada na parede externa de uma residência. A referida cruz encontrava-se, em determinada época, em péssimo estado de conservação, o que inspirou a um poeta a expressão seguinte: "cruz carunchada de saudades". O Com. José Antônio em sua obra histórica, de 1859, relaciona a Rua da Cruz entre as 24 ruas de São João del-Rei
CAJANGÁ - Ficava nos fundos da igreja de Nossa Senhora do Carmo. O nome figura numa relação de ruas da cidade, publicada em 1877. Também aparece numa relação dos locais de votação para as eleições de 1890.
RUA DA ALEGRIA - Em 1880 Augusto Frederico Muller vendeu casas na Rua da Alegria, que já existia em 1877. Também o Com. José Antônio Rodrigues, e sua obra já citada, de 1859, relaciona a rua da Alegria. Em 1883 a Câmara deu o nome de Tiradentes à Rua da Alegria. Também a Praça Dr. Salatiel já possuiu o nome de Praça Tiradentes. A Rua Tiradentes passou a Ter o nome de Marechal Bitencourt. A Atual é importante Avenida Tiradentes, que não é antiga, será estudada em outra ocasião, o mesmo acontecendo com numerosas ruas de minha terra natal.
Em várias ruas de São João del-Rei notam-se constantes mudanças de nomes, dificultando, em muitos casos, o levantamento da toponímia. Há alterações de nomes de trechos de várias ruas. Muitos homenageados em placas de ruas são completamente desconhecidos até dos moradores mais antigos da cidade.
PRAÇA DOS EXPEDICIONÁRIOS - Antes ostentava o nome de praça dos Andradas e Praça da República. A Lei Municipal nº 301, de 20-6-1914, deu o nome de São Gonçalo à rua que vai da Praça da República à Travessa do Pinheiro". Também já teve o nome de Rua do Co1égio. Em 1859 (cf. José Antônio Rodrigues - o.c.) havia a Praça e a Rua do Colégio. A 23-6-1894 faleceu à Rua do Colégio o Dr. Cândido José Coelho de Moura, engenheiro militar. Sabe-se que residia na Praça dos Andradas. O Alferes Clementino José do Carmo, irmão do Conselheiro Dr. Lourenço José Ribeiro, faleceu a 21-7-1874 e morava na Rua do Colégio. A Rua São Gonçalo acima citada tem atualmente o nome de Rua Padre José Pedro, em homenagem ao padre conterrâneo José Pedro da Costa Guimarães (1856-1920). Exerceu o magistério nesta cidade e residia à Rua da Intedendência.
RUA FREI CANDIDO - Homenagem ao caridoso frade que fundou o Albergue Santo Antônio - padre frei Cândido Wroomans (OFM). Também é conhecida pelo nome de Rua do Albergue.