RUA CARVALHO RESENDE - O titular Francisco Inácio de Carvalho Resende. Era filho de João Inácio de Carvalho e de Ilidia Mafalda de Resende. Neto paterno do guarda-mor João Correa de Carvalho e de Ana Matilde de Jesus, filha de José de Carvalho Duarte, falecido a 20-4-1814, e de Mariana Antônia de Jesus, quintos avós do autor deste trabalho. Neto materno de Francisco Antônio de Carvalho e de Delfina Henriqueta Júlia de Resende. A mãe de Dr. Carvalho Resende era irmã de José Resende de Carvalho, Barão de Conceição da Barra. Foi Deputado Federal e publicou o livro de poesias "Minhas Recordações de São Paulo". Faleceu a 3-5-1883 aos 45 anos de idade.
Antiga Rua do Pau de Ingá, que o povo pronuncia Pau Dangá. Era o antigo caminho para as lavras de ouro do Barro Vermelho. O ingá é fruto da ingazeira, nome comum a várias espécies de plantas leguminosas mimosáceas. Deveria ser um lugar pitoresco, com as inflorescências cobrindo as ingazeiras. A 31-12-1786 o pedreiro Antônio Francisco Salzedo arrematou a obra de reparos nas calçadas do caminho que vai para o Pau de Ingá. Em 1805 a Câmara mandou proceder concertos no paredão do Pau de Ingá. Modesto de Paiva em "Noites de Insônia", livro publicado em 1892, versificou a lenda "A Sombra do Enforcado" da qual daremos trecho:
"Jesus, que casa assombrada!
Coitado de quem for lá...
Junto à subida chamada
Ladeira do Pau D'Angá".
O "Astro de Minas", 1°- jornal de São João del-Rei, cita o Pau de Ingá em sua edição de 27-11-1827.
Ignoro se há correlação entre as assombrações supra citadas e a construção do Cruzeiro do Pau de Ingá, que já foi palco de animadas festas religiosas. A 9-6-1918 o vigário Mons. Gustavo Ernesto Coelho pregou no Cruzeiro do Pau de Ingá, seguindo-se a tocante cerimônia da Adoração da Cruz. A Praça foi iluminada e adornada, atuando num coreto uma das organizações musicais de São João del-Rei.
RUA JOÃO MOURÃO - Antiga Rua do Jogo da Bola. Tomou o nome atual em homenagem a João da Silva Mourão (1829-1904). Era filho do comendador João Antônio da Silva Mourão e de Querubina Maria Cleofa. O nome Jogo da Bola já era conhecido em 1827, como se lê no jornal sanjoanense "Astro de Minas".
RUA MAESTRO BATISTA LOPES, nome que recebeu em 1938, em homenagem ao pintor, escultor e maestro sanjoanense Luiz Batista Lopes (1854-1907). Foi Diretor da Orquestra Lira S. Joanense. Nomes antigos: Rua das Flores e Morro do Pagão. Com o nome de Rua das Flores já aparece em 1859.
RUA MAESTRO FERNANDO CALDAS (1887-1951) - O maestro Fernando de Souza Caldas regeu a Orquestra Lira S. Joanense de 1924 a 1949. Nome anterior: rua do Campo, que faz ligação com a Rua do Ouro, localizada no sopé da serra.
RUA GOMES PEDROSO - Nome anterior: Rua do Tanque. Como nas imediações existem muitas betas auríferas, cremos que no local utilizava-se tanque para depósito de água, usada nos trabalhos de garimpagem. Em 1855 realizaram-se obras na igreja de Nossa Senhora do Carmo, quando foram tiradas pedras na Pedreira do Morro do Gambá, atrás da antiga sede da Câmara Municipal. A mesma documentação, da Ordem do Carmo, cita, também, a pedreira do Tanque. O chamado Tanque abrigaria boa parte do Jogo da Bola. Acredito que o nome presta homenagem ao Antônio Gomes Pedroso, que faleceu a 26-9-1908. Era benfeitor da Venerável Ordem 3ª de Nossa Senhora do Carmo. Era filho de Vitoriano Gomes Pedroso, falecido a 10-6-1862, igualmente Irmão do citado sodalficio religioso.
RUA DO RÓCIO ou LARGO DO RÓCIO - Em princípios de 1833 a Câmara aprovou a proposta de vereador Antônio Fernandes Moreira em o sentido de abrir-se subscrição para a construção de um chafariz - "no Rócio entre a Rua do Curral (atual Marechal Deodoro) e o cais da Praia". Trata-se do Chafariz dos Arcos ou da Legalidade. Em agosto de 1826 a Ordem de São Francisco pedia à Câmara que lhe concedesse uma pena d'água para o lavatório da sacristia - "somente da água que vem do chafariz construído junto à Igreja da mesma Ordem". O requerimento da Ordem especifica o Rócio ou Largo de São Francisco. Tanto o Largo de São Francisco como a Praça da Praia eram conhecidos pelo nome de Rócio, conforme acima demonstramos. O "Novo Dicionário Aurélio" dá o sinônimo da palavra: Praça Larga, Largo espaçoso: terreno que antigamente o povo roçava e usufruía em comum.