Teto e Pinturas



Teto e Pintura O teto do corpo da Igreja tem a forma tem a forma abaulada e é todo pintado a têmpera.

Seis orginais golfinhos junto à cimalha, têm em suas bocas três barras de ferro que servem para travar o madeiramento do teto.

Ao centro acha-se pintado um quadro ricamente emoldurado. Está ligado por quatro suportes ornamentais em forma de volutas e contra volutas, ao muro-parapeito formado de balcões, saliências e salinhas e alinhantes curvos reentrantes, que se apóiam em consolos terminados por anjos.

Festões de flores e folhas se distribuem pelo muro-parapeito. Muitos jasmins brancos de cinco pétalas, folhas simples e compostas de cor verde garrafa amarelado e algumas flores de seis pétalas, curtas e brancas, com grande centro avermelhado, enfeitam esse conjunto pictório.

Pintura do quadro central

Prof. Carlos del Negro descreve assim o quadro central que se admira no teto:

"representa a Virgem de pé com o menino Jesus ao colo, ambos coroados, ostentando na mão direita uma ramalhete de lírios brancos. Vestida de túnica vermelha e manto azul com bordos de ouro (imitado por ocre), tem sob o pé direito um crescente."

"Envolve-a um círculo de querubins sobre nuvens brancas com sombras gríseas e do dorso da Virgem irradia-se luz branca que contrasta com o fundo preto pesado. As asas dos querubins, azuis ou vermelhas, mostram sobre o esboço de tinta uniforme toques mais claros que podem ir até o branco."

"A virgem esbelta, fina e elegante, encarna o tipo de espanhola, de cabelos e olhos castanhos escuros, rosto longo, nariz afilado e tez clara."

"Abaixo do círculo de querubins, em cada lado, sentaram-se os anjos sobre nuvens, um com ramo de lírios e outro com cartela. O da esquerda anuncia: Tota pulchra es Maria et e o da direita: Macula originalis non esta in te. A parte inferior da moldura desenvolve-se em forma de suporte de sustentação que penetra pela composição e serve como que de pouso à Virgem em terra firme, desaparecendo por trás do círculo de nuvens em que estão os querubins. O fundo por fora do círculo de nuvens e querubins até o bordo inferior da moldura, cobre-se de azul claro."

Na parte central do muro-parapeito - lado esquerdo da igreja - estão pintados quatro Doutores da Igreja, na seguinte ordem: - a partir da Capela-mor: - São Jerônimo, com peito flagela do e como símbolos: um leão, trombeta saindo das nuvens simbolizando inspiração, pena e livros; São Gregório, tiara e cruz de Lorena; Santo Agostinho, de Mitra e Báculo, escritos e um coração ardendo em chamas, e finalmente, Santo Ambrósio, de capa de asperge, mitra, báculo e livro.

Nas extremidades deste mesmo lado, perto da parede do Arco Cruzeiro está a figura de São Tiago e do lado do coro Santa Luzia e Santo Estevão.

EVANGELISTAS - Lado oposto, em frente aos Doutores estão os Evangelistas, que se reconhecem por seus símbolos: São Lucas, pelo touro e quadro da Virgem; São João, pela águia; São Mateus, pelo Anjo, e São Marcos, pelo leão.

São Pedro fica na frente na parte côncava da extremidade do muro-parapeito, em frente a São Tiago, e no outro extremo, em frente a Santa Luzia, vê-se Santa Rita e Santa Cecília.

O quadro e este conjunto da pintura não estão bem centrados. Mais uma figura de cada lado se encontra no muro-parapeito, perto do Coro, conforme muito bem notou o Prof. Carlos del Negro.

Justifica-se esta irregularidade por Ter sido aumentado o corpo da igreja depois de já terminada a pintura (1817), quando da construção da atual fachada, assim foi necessário o acréscimo destas duas figuras.

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Críticas e Dúvidas

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