Chafariz da Legalidade



Chafariz dos Arcos atualmenteChafariz dos Arcos atualmente, com torre da Igreja de São Gonçalo Garcia ao fundo

Quando você houve falar em água sendo levada de um local à outro, através de aquedutos, você pensa em que? Provavelmente é no Império Romano, onde enormes aquedutos, de vários andares percorriam vários quilômetros para levar água à uma cidade. Mas agora você também pode pensar em São João del-Rei!

No ano de 1834 um chafariz foi contruído no Largo do Tamandaré, nesta época ele era denominado Chafariz da Legalidade, pelo fato da Vila de São João del-Rei ter sido a capital da Província de Minas Gerais de 5 de abril a 22 de maio de 1833, mas todos o chamavam de Chafariz dos Arcos.

No Largo do Tamandaré, não tinha muita água, por isso foi construído um aqueduto (conhecido na época como "arcoduto" por causa de ser construído sobre arcárias) que ia de perto da Ponte do Rosário até o Largo do Tamandaré (Praça da Praia na época). Era todo feito de tijolos e pedras, ladeava o pegão esquerdo da ponte do Rosário, exatamente no ponto em que foi colocada na face do cais uma escada de pedra de 6 degraus, que ainda existe, para fácil acesso das lavadeiras a esse trecho do córrego do Lenheiro, a costumeira lavanderia do povoado.

O Chafariz da Legalidade e todo o aqueduto com a sua bela arcária de tijolo e pedra, preciosíssimo documento da história de São João del-Rei, foram demolidos em 1895 com dinamite e picareta por deliberação da Câmara Municipal, em sessão de 10 de abril de 1895 e por proposta da comissão de obras públicas. Daquela comissão de 3 membros, 2 não eram sãojoanenses.

Atualmente ele está reconstruído na Praça dos Andradas, onde se encontra escondido à apreciação pública, visto que não está em local de grande afluxo de pessoas e de onde nunca jorrou água. E para piorar a situação ele tem sido alvo de vândalos, e por isso a prefeitura está construindo um espelho d`água em volta do Chafafriz, com o intuito de barrar que os vândalos chegem perto do chafariz, mas como a água do espelho d`água vai ficar um pouco parada, poderá desenvolver mosquitos da Dengue e pernilongos...

Infelizmente, só existem 2 fotos do Aqueduto dos Arcos, mesmo assim, em placa de vidro! (foto da época) Uma já está parcialmente destruída, mas a outra não está muito estragada, portanto, colocamos uma cópia da foto original, em preto e branco, e outra, colorida "artificialmente" apenas para efeito de melhor visualização.

Foto original do Chafariz dos Arcos Foto colorizada do Chafariz dos Arcos




Esta página sobre o Chafariz dos Arcos foi baseada na Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei, Nº 1, página 52. Consulte a bibliografia para uma lista completa.

- 051 -

Críticas e Dúvidas

Voltar para Igrejas e Monumentos
Voltar para a última página visitada