Telas

Duas telas enriquecem o conjunto artístico da capela-mor. Ao lado da epístola admira-se o quadro da Última Ceia, no momento da instituição da Sagrada Eucaristia. No lado oposto e em frente está a tela que lembra o beijo traidor de Judas, no Horto das Oliveiras ambas estão em moldura curva barroca.

Adro

Clique para ver esta foto com qualidade máxima - 57kbEntrada para o Adro, as sombras das palmeiras formam as cordas de uma lira quando são 6 horas da tarde na primavera, a rua na frente do portão tem a forma da lira

Somente em 1871 foi que a Mesa Administrativa da Ordem de S. Francisco de Assis cogitou de dar começo à construção do adro da igreja. Em 22 de abril de 1872 foi colocada solenemente a primeira pedra, numa cerimônia de bênção.

Era para o adro ser inaugurado no ano de 1874, primeiro centenário da construção da igreja, como pode ser observado no paredão da escadaria, a inscrição "1874", mas só ficou pronta vinte anos depois, em 1894. A obra ficou meio parada de 1873, quando os operários pediram demissão, a 1877 quando, no dia 9 de novembro, a mesa mandou fazer em Lisboa a balaustrada de Pedra de Liz (mármore). Somente no dia 25 de fevereiro de 1881 que a balaustrada de mármore foi colocada. Em 1884 os serviços de Gabriel P. de Amorim foram novamente necessários para colocar uma boa parte dos balaústres que ficaram faltando. O ladrilhamento do adro foi concluído no ano de 1894. Em 1905 o portão de ferro e sua grade foram concluídos e a praça ajardinada. Há uns 70 anos foi concluída a balaustrada, aos lados da igreja partindo da afrontada até chegar ao nível do cemitério, mas esta feita com balaústre e pilastras de cimento, imitando as de mármore.



- 030 -

Críticas e Dúvidas

Voltar para Igrejas de São Francisco de Assis
Voltar para a última página visitada