Ponte do Rosário



A primeira ponte de pedra posta em concorrência para sua construção foi a do Rosário. Na ementa do auto só diz que a ponte de pedra deveria ser no lugar onde se achava a outra velha de madeira.

Esta arrematação não foi avante porque, conforme foi descoberto por Luiz de Melo Alvarenga e Dr. Augusto Viegas, o Dr. Corregedor Luís Ferreira de Araújo Azevedo deu ordem ao tesoureiro da Câmara para que não fizesse pagamento algum sem sua aprovação e notificou ao arrematante Domingos da Silva Barros para não continuar a construção da ponte.

Chegaram a ter conhecimento desta arbitrariedade lendo o Auto de Correição, de 6 de dezembro de 1783 que conta terem os representantes da Câmara declarado que a única pessoa que embaraçou o bom andamento dos serviços da Câmara, foi o próprio Doutor Corregedor. (L. Correição, fís. 74v. de 1739 a 1829.)

O ouvidor depois de ter conhecimento da denúncia dos representantes da Câmara registrada no Capítulo de Correição não fez nada, caracterizando a sua personalidade arbitrária e ditatorial. Este ouvidor foi o que substituiu o Dr. Inácio José de Alvarenga Peixoto e aqui ficou até 1790, tendo sido o juiz que fez o seqüestro dos bens dos Inconfidentes.

Só em 20 de janeiro de 1800, depois de construída a ponte da Intendência, resolveu a Câmara Municipal colocar novamente em concorrência a construção da ponte do Rosário, de pedra e cal. Entre os lances que houveram venceu o do Capitão Manuel Ferreira Leite, que propôs levar a efeito a construção pela quantia de quatro contos de réis.
As condições, em resumo, foram:

A Ponte do Rosário foi sempre assim denominada. A Cruz de pedra há muitos anos foi quebrada e substituída por uma de trilho de trem, que ficou lá até o princípio de 1971. O Prefeito Dr. Milton de Resende Viegas, nos últimos dias de seu governo, a pedido do Instituto Histórico e Geográfico de ão João del-Rei, mandou colocar uma cruz de pedra-sabão, no mesmo lugar onde existiu a primitiva cruz.

A Ponte do Rosário foi a terceira ponte de pedra a ser construída, a primeira foi a Ponte da Cadeia e a segunda foi a Ponte da Santa Casa.


A página sobre a Ponte do Rosário foi baseada na Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei, págs. 77-80. Consulte a bibliografia para uma lista completa.

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Críticas e Dúvidas

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